DRAGÃO BARBUDO
Em geral, usamos o termo “dragão barbudo” para nos referirmos a várias espécies do gênero dos Pogonas. A espécie mais popular como animal de estimação na maioria dos países é o Pogona vitticeps.
Portanto, vamos nos concentrar nas características deste representante dos dragões barbudos.
Trata-se de pequenos lagartos, que geralmente medem entre 50 cm e 60 cm na idade adulta. O peso corporal médio dessas espécies é de cerca de 400 a 450 gramas.
Sua cabeça é de forma triangular e tem numerosas escamas espinhosas em volta, que também cobrem todo o corpo.
Quando o animal se sente ameaçado ou assustado, infla as escamas da cabeça e estas assumem uma cor preta.
Esta é uma das suas habilidades mais notáveis, embora não seja um bom sinal. Um dragão barbudo que se sente confortável em sua casa não precisa adotar esse mecanismo defensivo.
Dimorfismo sexual
Os dragões barbudos têm um óbvio dimorfismo sexual, o que torna mais fácil diferenciar os machos das fêmeas. Os machos são os únicos espécimes que mostram poros femorais dentro de seus feixes.
Ambos os sexos podem ter diferentes tonalidades em seu corpo, sendo as mais comuns o verde, avermelhado, cinza, marrom e laranja.
Além disso, devemos enfatizar que a cor do dragão barbudo pode variar de acordo com a temperatura de seu entorno e seu “humor”.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Os dragões barbudos em geral são fáceis de reproduzir, quando adultos no exterior pela Primavera o macho começa a perseguir as fêmeas, dando-se de seguida a copula que pode ser um pouco agressiva, em alguns casos as fêmeas ficam com marcas de dentadas no pescoço mas geralmente não é nada de preocupante, no entanto assegure-se que as fêmeas já estão maturas para por ovos, quando os dragões vivem em terrários interiores podem criar antes da Primavera devido às temperaturas mais altas.
Para selecionar um casal tem de saber determinar o sexo desta espécie, não é fácil especialmente se forem juvenis, na base da cauda junto à cloaca (anûs) os machos têm duas protuberâncias (imagem em cima à direita) as fêmeas apenas têm um ligeiro alto acima da cloaca em direção à ponta da cauda, em alguns casos ela pode ser impercetivel, em adultos além destas diferenças serem mais evidentes também se acrescenta o facto dos machos terem a cabeça maior e mais maciça e terem as escamas da garganta (barba) mais salientes.
Em baixo uma foto de um dos meus casais, fémea à esquerda com a mutação leatherback (sem escamas pontiagudas nas costas) à direita o macho de cor Citrus Orange com a respetiva cria no seu dorso, em baixo fotos de duas ninhadas distintas, à esquerda os filhos deste casal que resultaram nas cores dos pais, à direita crias de um casal Hipotrans, a coloração das crias é sempre diferente da dos adultos à medida que o animal vai crescendo a sua cor tende em ser mais homogénea e viva.
REPRODUÇÃO
Na natureza, os dragões barbudos são animais onívoros que geralmente mantêm uma dieta variada. A variedade de alimentos consumidos em sua dieta geralmente varia de acordo com a disponibilidade de comida em seu habitat e a época do ano.
Portanto, será muito importante oferecer uma nutrição completa e equilibrada ao seu dragão barbudo, com base em suas necessidades nutricionais.
Junto com frutas e legumes, precisaremos incluir pequenos animais, como insetos e caracóis, em sua dieta. Em lojas especializadas em répteis, podemos encontrar uma boa variedade desses alimentos.
Outro cuidado essencial será levar seu lagarto ao veterinário regularmente. Esses pequenos lagartos são especialmente vulneráveis a ectoparasitas, especialmente ácaros. Portanto, a limpeza do seu terrário e da casa deve ser muito cuidadosa.
ALIMENTAÇÃO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY