builderall

PACA

CARACTERÍSTICAS NATURAIS

O roedor conhecido popularmente como paca (Cuniculus paca) pertence à família Cuniculidae e antes era chamada de Agouti paca. O nome “paca” vem do termo tupi “paka” que quer dizer sempre atento, desperto e vigilante. Trata-se de um animal que possui hábitos noturnos e cujo pelo é duro e eriçado com algumas variações de tons.
A paca é um animal que pode ser encontrado num amplo leque de tons que vão do vermelho ao cinza-escuro, contudo, sempre têm nas laterais do seu corpo algumas manchas brancas. Nas patas da frente tem quatro dedos e cinco dedos nas patas traseiras. Suas unhas são bem afiadas de maneira que quando ela passa por áreas úmidas deixa pegadas bem peculiares.
A cauda da paca é muito pequena e os seus dentes incisivos são bastante grandes e não deixam nunca de crescer, por isso esse animal precisa desgastá-los em troncos de árvores como eucaliptos e goiabeiras. Pode chegar a uma grande velocidade quando corre porque conta com muita força nas pernas e tem bastante folego e agilidade. Um espécime de paca pode ter seu peso variando entre 6 e 12 kg, tem machos que chegam a pesar até 15 kg. Tem sentidos bem aguçados como a visão, a audição e o faro, por isso é um animal de hábitos noturnos.


REPRODUÇÃO

O Brasil possui diversos centros de criação de paca, sendo que em alguns são criados somente espécimes de pacas e outros estão espécies como capivara, cateto, cotia e ema. Antes de começar a criar pacas é importante definir qual é o propósito da criação, pode ser para vender o animal ainda vivo, criação para vender a carne do animal ou ainda para soltar as pacas na natureza. Cada uma dessas categorias tem uma taxa de um valor diferente que deve ser paga ao Ibama.
As pacas fêmeas se caracterizam por ter apenas uma gestão por ano, tendo somente um filhote, apresentando gêmeos em casos raros.
Esta condição ocorre porque o período de cio da fêmea é só durante os cinco dias após o nascimento do filhote, mas como ela está amamentando pode ser que não deixe o macho se aproximar.
Para promover a reprodução em cativeiro é recomendado retirar o filhote após o nascimento, deixando o macho e a fêmea juntos, de preferência em um espaço menor para facilitar este processo de acasalamento.

ALIMENTAÇÃO

Trata-se de um animal notívago e tem como principais componentes da sua alimentação folhas, frutas, raízes e sementes. Quando está na natureza às pacas gostam de frutas como manga, banana, abacate, mandioca entre outras. É muito comum que as pacas inseridas na natureza recorram a plantações de milho para encontrar alimentos.
No cativeiro as pacas mantém uma dieta bastante rica e com uma boa variedade de alimentos. Dentre os principais alimentos que essa espécie come estão legumes, frutas, cereais, tubérculos e hortaliças. Foram realizadas algumas experiências em que se percebeu que a paca também se adapta a ração de equinos.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO GRUPO BIO LIVE COMPANY